15 de setembro de 2011

Dicas para decorar bem sua mesa


Receber os amigos e a família para um almoço ou jantar sempre fica mais agradável quando nos sentamos à uma mesa bonita, bem posta e decorada.
Para isso algumas regrinhas bem simples devem ser observadas, pois são de grande importância para cobtermos um ambiente harmônico e acolhedor para nossos convidados:
- para louças decoradas utilize toalhas e guardanapos lisos ou então disponha apenas um “runner” (“corre-mesa”) ou jogos americanos, o mercado está cheio de modelos criativos e diferenciados, como bambú, que dá um toque mais rústico e moderno à composição;
- argolas para os guardanapos são sempre um toque a mais e deixam sua mesa impecável, já que os deixam no lugar sem desdobrar. Mas não se esqueça, se usar um motivo mais rústico para a decoração da mesa, siga esse padrão também nos prendedores de guardanapo.
- não há proibição de trazer as travessas à mesa, aliás, isso facilita com que os convidados se sirvam à vontade.
- talheres: não coloque mais do que três talheres de cada lado do prato, assim sua decoração não fica “pesada” e não deixa aflitos os convidados que não estão habituados à muitos talheres.
Não se esqueça de observar a ordem: no lado direito, de dentro para fora: faca para carne, faca para peixe, faca para aperitivos; no lado esquerdo, de dentro para fora: garfo para carne, garfo para peixe, garfo para aperitivos. O gume das facas deve estar sempre voltado para o lado do prato. Talheres de sobremesa são colocados no topo do prato, em direções opostas.
- copos: devem ser colocados do lado direito, acima das facas sendo primeiro copo para água, depois para vinho tinto, após para vinho branco e para champanhe.
- flores são bonitas e complementam muito bem a decoração, mas desde que sem perfume. Podem-se utilizar bowls grandes para enchê-los com frutas coloridas, no mesmo tom da louça, por exemplo, para usar como centro de mesa.
- por fim, pequenos detalhes podem fazer muita diferença no resultado final, escolha pequenos objetos para complementar, como frutas ou flores secas para dar o toque final e elegante à sua mesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...