12 de julho de 2013

Cinco superclássicos da maquiagem

Se Cleópatra já se maquiava (reza a lenda que ela usou o primeiro khol, feito com carvão, e pó de pérolas no rosto), já deu tempo o suficiente para que certos ítens de beleza tenham se tornado clássicos. Corretivo, blush, máscara para cílios (OK, rímel) e batom são usados pela mulherada mundo afora.  
Com tantas marcas novas aparecendo o tempo todo - a indústria da beleza só se agiganta - e com produtos novos pipocando por aí, é de espantar que alguns ítens de maquiagem continuem fazendo sucesso depois de anos e anos de seu lançamento. 
A maquiagem não é uma formadora de clássicos como a perfumaria, por exemplo. E esta muito mais ligada à moda. A cor do blush e a do batom podem mudar a cada estação. Uma base ou um corretivo são facilmente substituídos por uma versão nova, com mais "tecnologia".
O Chanel N. 5, por exemplo, foi criado em 1921, e continua um best-seller, um símbolo da maison francesa e uma referência da perfumaria. O Opium, lançado por  Yves Saint Laurent em 1977, segue um ícone de sensualidade difícil de ser batido, mesmo que a perfumaria continue lançando novos perfumes com pegada sexy. 
É muito mais fácil ser fiel a um perfume do que a um batom. Mesmo assim, esses cinco aqui na lista seguem aguçando o desejo da mulherada e dos profissionais da maquiagem. São os verdadeiros must-have:
PÓ BRONZEADOR TERRACOTTA, DA GUERLAIN 
A Guerlain lançou a linha Terracotta em 1984. O pó bronzeador de longa duração foi o primeiro a ser criado e, até hoje, continua sendo o produto mais famoso da linha. A Terracotta hoje é uma linha extensa com outros pós compactos,  base, blush, tonalizante, hidratante, khol...
Eu uso o pó terracotta, o primeiro, de longa duração, quase que diariamente. Nenhum outro bronzeador dá uma cor tão bonita. E ele também fica lindo substituindo o blush. 
CORRETIVO ILUMINADOR TOUCHE ÉCLAT, DA YVES SAINT LAURENT
No início eram três tonalidades e a proposta de iluminador pontos do rosto. Mas as mulheres descobriram que ele também ajudava a disfarçar as olheiras ao mesmo tempo em que dava aquela levantada no olhar. Pronto: passou a ser usado também como corretivo, sozinho ou em duo com outro corretor opaco. O formato de caneta passou a ser copiado por quase todas as marcas que têm corretivos/iluminadores em seu portfólio. Já foi o item de maquiagem mais vendido da Europa e, hoje, com sete tons continua um best-seller. Aliás, depois de completar 20 anos de sucesso, a YSL lançou (ano passado) a base Touche Éclat, prometendo iluminar o rosto todo.  
Depois de muito testar, cheguei a conclusão que o Touche Éclat é iluminador. Para usar como corretivo, ao menos para quem tem olheiras para esconder, só aplicando um bom corretivo em cima. Assim, dá para disfarçar as olheiras e ter o olhar iluminado.  

BASE COMPACTA SUN PROTECTION, DA SHISEIDO 
O nome já diz: é base compacta. Ótima para aqueles dias em que a pele está mais oleosa e uma santa ajuda para se ter na bolsa e dar uma retocada durante o dia. Para que vive no Rio ensolarado como eu, o fator de proteção solar FPS 36 é um plus. E mais: ela deixa a pele superbonita, sem aquela pinta de "rosto cheio de pó de arroz".  Existe a versão líquida também.  
Tenho sempre na bolsa. Especialmente no verão. Se a pele estiver oleosa, ela garante uma correção imediata e sem nenhum esforço. 

BLUSH ORGASM, DA NARS 
É o blush mais desejado do mundo. Um tom de rosa com um fundo dourado, que dá um ar de saúde cor-de-rosa. Ganhou um bocado de prêmios de maquiagem e ganhou uma coleção com gloss, múltiplo, iluminador e até esmalte. 
Não é o meu blush rosa favorito. Prefiro o Margin da M.A.C. Mas entendo o sucesso que ele faz. A cor é bonita mesmo, cai bem em vários tons de pele e tem o nome, néam?

MÁSCARA PARA CÍLIOS COLOSSAL, DA MAYBELLINE

Não sei se é a mais vendida, mas deve ser. Entra ano, sai ano, a Maybelline cria um monte de novas máscaras (o que a gente chama de rímel, mas não é) e o Colossal continua firme e forte. Dá um volume incrível, sem deixar os cílios grudadinhos, é a prova d'água. Ótimo para ir à balada, suar e continuar maquiada. Ou chorar horrores e continuar linda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...