15 de outubro de 2013

Que venha 2014!!! | ANIKULAPO

ANIKULAPO - DOCUMENTÁRIO SOBRE O MOVIMENTO AFROBEAT


O documentário retrata a história de Fela Anikulapo Kuti e sua importância, ainda pouco conhecida no Brasil, enquanto figura de liderança política, discurso revolucionário e de valorização das tradições africanas, panafricanista, músico de criação e produção notáveis, sacramentado como criador de um estilo musical de fortíssima expressão cultural e política: o AFROBEAT.

ANIKULAPO trata do legado de sua música e postura política na Nigéria, além de ressonâncias na África e em todo o mundo, destacando a ligação cultural-espiritual-ancestral entre o Brasil e a Nigéria por intermédio dos escravos Yorùbá, etnia da qual Fela pertencia.
Além da questão de herança cultural étnica, o documentário busca discutir as expressões do ’’afrobeat’’ como gênero músical em constante reformulação e não necessariamente posterior a Fela.

A provocação proposta é abordar as manifestações afrodiaspóricas baseadas no lado de cá do Atlântico como confirmações de que somos irmãos genéticos e espirituais de Fela, conscientes ou não de seu formato musical e discursivo.
O projeto está sendo/foi  filmado de forma independente há mais de dois anos. No momento, conto com mais de 30 horas de entrevistas e shows gravados, com nomes do afrobeat e da música brasileira como:

Seun Kuti, Femi Kuti, Baba Ani (Egypt 80´s), Gilberto Gil, Ebo Taylor, Tony Allen, Mulatu Astatke, Orquestre PolyRythmo de Cotonou, Dr.Carlos Moore (amigo e biógrafo do Fela), Martín Perna (Antibalas), Mãe Beata de Yemanjá, Zem Audu (Skatalites), Marcelo Yuka, Mr. Catra, Marku Ribas, Lúcio Maia, BNegão, Letieres Leite, Abayomi Afrobeat Orquestra, Bixiga 70, entre outros.

Pedro Rajão, diretor e produtor do documentário ANIKULAPO iniciou, em 2010, uma jornada de entrevistas, viagens e pesquisa que resultaram na afro-anarquia audiovisual, intitulada com o sobrenome de Fela.

Quer saber mais?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...