3 de janeiro de 2014

PEQUENO SOB MEDIDA

Móveis planejados são uma ótima solução para quem vive em poucos metros. Com eles, você aproveita qualquer cantinho e ganha espaço para guardar tudo. A circulação em imóveis pequenos também pode ser otimizada com um belo projeto de marcenaria. Conheça dois exemplos, de até 70 m², com ideias para aumentar sua casa, por menor que ela seja.

 (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)
 (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)




















Pequeno colorido

Para driblar a metragem enxuta, de 50 m², a moradora Larissa Farias pensou em móveis feitos sob medida e pediu a ajuda de sua irmã, a arquiteta Letícia Arcangeli. “Queria os ambientes em estilo clean, quase sem cor. Mas ela entregou um projeto supercolorido e, para minha surpresa, adorei”, afirma. A profissional deixou o apartamento alegre com a laca laranja nos armários da cozinha. Outra solução visual é a bancada. Por ser vazada, dá leveza ao ambiente. Tudo foi pensado para não atrapalhar a circulação. “Usamos o banco encostado na parede da sala, assim acomoda mais pessoas na mesa, que tem cantos arredondados para não machucar”, diz Letícia. O projeto esperto de marcenaria também fez a diferença no quarto do casal. “Como faltava espaço para a cama que já existia e mais dois criados-mudos, fiz uma estrutura que a abraça e encostei os três lados dela na parede”, explica. Na parede da cabeceira, ela colocou nichos junto ao guarda-roupa e um armário colorido de 20 cm de profundidade.


 (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)
 (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)

































Um apê para dois

Depois da união, o casal decidiu reformar o flat de 40 m², que já pertencia ao marido, para adaptá-lo à nova fase em conjunto. Com o desafio de tornar este pequeno apartamento um local mais amplo, o arquiteto Maurício Karam optou por derrubar as duas paredes que separavam a cozinha e o quarto do restante da casa, integrando todos os ambientes. A exceção é a porta de correr entre a área íntima e a sala de estar. Para inserir a mesa de escritório da moradora, um pedaço de gesso foi retirado, formando um recuo. “A mesa do laptop também pode ser usada como aparador para as refeições quando o casal recebe visitas”, diz o profissional. Os armários da cozinha combinam com o tom acinzentado da tinta da sala de jantar. Sem poluir o quarto com móveis desnecessários, os armários foram estrategicamente elaborados por Maurício. O módulo em cima da cama tem nichos para guardar roupas de cama e malas. “Tudo para garantir conforto sem ocupar espaço”, conclui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...