12 de fevereiro de 2014

MACRAMÊ, O QUE É, IDEIAS E 2 TUTORIAIS

Macramê (ou macramé) é - nas palavras da tia Wiki, essa sabida, mas meio bebum - "uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas."

Era muito moda nos anos 70, depois cafonou. Mas como o mundo dá voltas, já faz uns 2 anos que o macramê tem sido visto com novos olhos, e o dcoracao.com já mostrou pra vocês. E acho que essa volta tem a ver com um ciclo histórico. Explico-me.


A minha avó tem uma máquina de costura. A minha mãe não. A avó do meu marido tinha uma máquina de costura, a mãe dele não. Essa constatação me faz pensar se a máquina de costura não ficou mesmo uma geração esquecida, ou reservada apenas para as costureiras de profissão. A ausência da máquina de costura doméstica pode ser um indicativo de comportamento de uma geração inteira de mulheres: interessava conquistar o mundo masculino e por isso as coisas ditas femininas ficaram de lado. Não havia tempo a perder.


Hoje existe um interesse crescente nos trabalhos manuais, na peça única, na customização. E felizmente, o dcoracao faz parte desse movimento :-) E o macramê é mais uma das artesanias que voltam com tudo ao cenário do bacana, do fashion. Aliás, atualizar uma técnica é das coisas mais bacanas, trazer algo do passado e aplicar no nosso contexto, com nossos gostos de cores, formas e materiais. Se você é/será um designer, tá aí um ótimo exercício: pegar uma técnica antiga, qualquer uma, aprendê-la e aplicar os seus gostos.

O macramê contemporâneo vem em cores cruas, mas também nas ácidas, em sisal, polipropileno e em malha. Pra começar é muito fácil, e com esse tutorial aqui, já dá pra ir dando uma animada naquelas plantas que tão ali precisando de uma roupa nova.


Mais uma ideia bacana pra começar é a dessa cortina, que o A beautiful mess te ensina a fazer, passo-a-passo.


Outro dia, o Alander, artesão aqui do Rio, pegou uma clássica cadeira de aço tubular do Marcel Breuer e mandou ver no macramê. Eu gostei, e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...