21 de março de 2014

Passo a passo: jardim vertical


Os jardins verticais são uma ótima opção para corredores e jardins de inverno devido a falta de espaço. Com o uso de blocos cerâmicos ou de concreto podemos facilmente montar um em casa.
Vou mostrar neste post, o passo a passo de um jardim vertical suspenso que foi confeccionado em uma área de luz bem pequena em uma casa de vila. Como o local já era pavimentado, a solução foi utilizar vasos e uma cobrir o antigo piso com seixos e lajotas de barro.


 1- Os módulos cerâmicos devem ser assentados ou aplicados em paredes e muros de alvenaria com o uso de argamassa tipo AC3. Antes do assentamento é preciso remover qualquer revestimento ou textura e picotar a parede para melhor aderência da argamassa.
Recomenda-se a impermeabilização da parede, evitando-se assim a possibilidade de eventuais problemas de umidade.

 2- A instalação deve atender aos princípios básicos da alvenaria, utilizando-se sempre a meia peça para a amarração e melhor estruturação dos módulos. Os blocos podem ser assentados a partir do chão ou suspensos, como o da foto.
Neste caso é necessário utilizar uma mão francesa de cerâmica para suportar o peso dos módulos.
  
3- Depois de assentados, o próximo passo é o destacamento das travas das peças para criar uma canaleta que irá abrigar a terra e a irrigação.
Em seguida, deve-se rejuntar os módulos e finalizar com a impermeabilização dos blocos utilizando impermeabilizantes atóxicos.




 4- Após a impermeabilização deve-se instalar o sistema de irrigação por gotejamento, que consiste em pequenas mangueiras perfuradas correndo dentro das canaletas. Estas mangueiras são alimentadas por uma tubulação instalada nas extremidades do muro verde , ocultadas por uma peça de fechamento especial em cerâmica.
Agora, os blocos podem receber vários tipos de acabamentos, como texturas, pintura e pastilhas de vidro. Neste caso utilizou-se tinta mineral a base de terra aplicada com brocha.


5- Para iniciar o plantio é necessário preencher as caneletas com substrato adequado e definir as espécies que se adaptarão melhor ao clima do local.






 A foto abaixo ilustra outro exemplo de jardim vertical utilizando blocos cerâmicos instalados a partir do chão:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...