9 de maio de 2014

Passo a passo: como fazer moldura de tecido costurada


Quer pendurar cartazes, quadros impressos em tecido vinílico (tipo aquele de banner) ou até mesmo emoldurar tecidos com estampas baphônicas que merecem todo o destaque? Então dá uma olhada nessa ideia: moldura de tecido. Sim, costurada! Dá pra fazer em casa, é muito mais econômica do que as molduras comuns e tem um charme todo original. Ó só que bacana:
Passo a passo: moldura para quadro de tecido
Pra começar você precisa observar o material que quer emoldurar com um olhar analítico. Se for impresso naquele plástico/lona do qual são feitos os banners – como este cartaz da lindíssima e super querida Amanda Mol – ou até mesmo um papel mais grosso super rola costurar. Outra coisa: fique ciente de que você irá perder 1cm em toda a volta da arte, pois é a nossa margem de costura.
Materiais:
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Régua
  • Clips tipo Binder
  • Caneta ou lápis
  • Tecido para fazer a moldura
  • Arte em papel grosso ou lona/plástico (se for em papel teste antes de partir pra peça final e use agulha nova)
  • Máquina de costura + linha na cor desejada
Preparação:
Meça a sua peça e corte 4 tiras* no tecido desejado para ser a moldura, com a seguinte fórmula:

Comprimento das tiras = (comprimento da Arte) + 2x(largura desejada da moldura) + 2cm
Largura das tiras = 2x(largura desejada da moldura) + 2cm

*No meu caso, como a Arte era quadrada foram 4 tiras do mesmo tamanho. Se a sua peça for retangular, serão 2 pares, cada um numa medida ;)
Passo a passo: moldura para quadro de tecido

Passo 1: Meça e corte as tiras necessárias para a moldura e também mais 3 ou 4 tirinhas menores para fazer as alças que iremos utilizar para pendurar a nossa peça na parede.
Passo 2: Costure, direito com direito, as tiras de 2 em 2. Primeiro a tira superior e depois a inferior, com 1cm de margem de costura. Assente os tecidos com a mão mesmo e depois sobreponha primeiro uma tira da lateral e costure passando por cima das anteriores. Por fim, a outra tira da lateral oposta, também passando por cima das costuradas anteriormente. Não tirei foto deste passo, mas dá pra ter uma ideia aqui nesta imagem de como os cantinhos vão ficar.
Passo 3: Vire as tiras para trás, prendendo com alfinetes ou queles clips de escritório se o tecido for plastificado (meu caso).
Passo 4: Costure as tirinhas que vão virar as alças, dobre ao meio em forma de argoinhas e alfinete (ou prenda) por igual na peça. É legal utilizar várias se a Arte for grande, para evitar que a peça fique molenga quando pendurada na parede. Aproveite para já fazer cantinhos bonitos no avesso, dobrando as quinas da moldura em formato triangular. O acabamento fica mais bonito assim!
Passo 5: Costure tudo! Se quiser aproveite para dar um toque pessoal utilizando pontinhos decorativos (eu amo o ponto zigue-zague) e/ou pespontos em distâncias variadas, aqui é você quem manda.
Passo a passo: moldura para quadro de tecido

Dica esperta: que tal deixar à mostra as suas criações bordadas? Quadradinhos de crochê, blocos de patchwork… tudo fica lindo com uma moldura em volta! Dá também um ótimo presente (olha o dia das mães chegando!) e se você ilustra que tal usar caneta de tecido e fazer uma peça exclusiva para alguém especial? Se você já tiver experiência na costura, pode tentar também fazer o canto mitrado em cada um dos lados da moldura. Tem um passo a passo (em inglês) muito legal neste link.
Animou com este projeto? Já fez o seu? Mostra pra gente! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...